Ciudad Vieja – explorando o centro histórico a pé

A primeira coisa que gosto de fazer quando chego em uma cidade nova é procurar por um Walking Tour (“tour a pé”). Amo bater perna e explorar a cidade dessa forma é super interessante, pois conhecemos pontos que jamais conheceríamos se estivéssemos em outros meios de transporte. Além disso, o guia costuma ser um nativo, ou ao menos alguém do país visitado, e a conversa com ele vai sempre além do básico que encontramos em livros e blogs.

Em Montevidéu encontrei a empresa Free Walking Tour e escolhi o primeiro horário disponível. O conceito do projeto é que o guia ficará todos os dias no local e horário estabelecidos no site, aguardando turistas. Independente do número de pessoas que comparecerem, ele vai levá-los para passear por 2/3 horas, normalmente pelo centro histórico da cidade, mostrando diversos pontos turísticos, inclusive aqueles de menor destaque, contando curiosidades sobre a cultura e história local e tirando dúvidas que o turista possa ter.

Normalmente os guias são estudantes que fazem “bicos” e os tours são feitos em inglês e na língua local (podendo ter espanhol e outras línguas também em cidades/épocas com maior movimento de turistas. Neste havia a opção de tour em português!).  O guia indica o caminho de volta, atrações a serem visitadas, restaurantes, bares, etc… o que os turistas tiverem curiosidade de saber.

Ao final do tour, espera-se uma gorjeta, mas esta não é obrigatória e o valor pode ser o que você achar adequado (para seu bolso e pelo trabalho oferecido). Eu gosto de olhar o preço de tours regulares e também observar o preço de uma refeição/salário mínimo local para decidir o que é um valor justo. Em Montevidéu percebi que fui a mais generosa (R$20,00), mas tudo depende do público do dia… na Europa um valor comum é EU 5,00.

DCIM100GOPROG0251588.

Meu tour pelo centro velho de Montevidéu começou na Plaza Independencia, onde fica a famosa estátua do General Artigas e, também, seu mausoléu (que estava fechado para visitação, mas, normalmente, tem entrada gratuita todos os dias).

Essa Praça fica na entrada da Cidade Velha (Ciudad Vieja) e também no final da famosa Avenida 18 de Julio. A sede do governo federal também fica nessa praça (à esquerda na foto acima) e tem uma história interessante: o prédio é todo de vidro para que seja sempre visível à população o que acontece ali de forma a dar transparência aos atos do Governo!

Seguimos pela praça e atravessamos o portão da Cidade Velha para andar pela Rua Sarandi, que é uma rua fechada para pedestres.

img_20160806_125908753_hdr

Ali o guia aproveitou para mostrar uma das mais antigas livrarias de Montevidéu (no cruzamento com a Bacacay). Pra quem gosta, vale muito a pena explorar as livrarias desta rua, pois elas contém desde obras raras até os bestsellers atuais.

Ele explicou o significado das principais estrelas da calçada da fama.

Fato curioso é que os Rolling Stones estão na calçada da fama… e você vai se perguntar por que, claro! De acordo com a explicação do guia, foi realizado um show da banda no Uruguai em fevereiro de 2016, pois era mais barato do que na Argentina e também mais barato para os Argentinos irem para o Uruguai do que o contrário! .  Foi o primeiro show de tal porte (55 mil pessoas) e sucesso com o público fez com que fosse homenageada a banda de rock!

calcada-da-fama-ciudad-vieja-montevideu

Aprendi, também, que o sol é o símbolo do Uruguai, pois o país foi fundado por maçons. Aliás, vários símbolos da maçonaria estão espalhados pela cidade.

Seguimos até chegar na Plaza Constitucion, que tem essa bela fonte e também uma feira de antiguidades.

Nesta praça temos um exemplo de como funciona o Pressuposto Participativo, que ocorre em maio de todos os anos. A população tem escolha direta sobre como será gasta uma parcela do orçamento público e um dos prédios desta praça foi reformado com dinheiro público advindo desta votação.

O passeio incluiu uma caminhada pelas Ramblas, pelo Teatro Solis, pela Plaza Zabala, Iglesia de San Francisco e, finalmente, o Mercado do Porto. O roteiro não é fixo, podendo incluir ou excluir alguns pontos… o mais interessante mesmo é a conversa com o guia local e aprender mais sobre os uruguaios.

O Mercado do Porto é famoso por seus restaurantes e tem um ambiente super agradável, mas, por já ter marcado o jantar em outro ponto, optei por não experimentar a comida ali. Ao lado, fica o Mercado de los Artesanos, onde é possível comprar artesanato local.

E aqui nos despedimos do guia….

Teatro Solis

Ainda na cidade velha é possível conhecer o Teatro Solis.

teatro-solis-montevideu

O teatro disponibiliza diversos horários de tours, sendo possível optar por tours em inglês, espanhol, francês e português. O valor varia de acordo com a língua escolhida (40 ou 60 pesos uruguaios, aproximadamente 4 ou 6 reais) e os horários podem ser escolhidos no site do Teatro Solis.

O tour é bem dinâmico, sendo apresentado o salão principal e o salão menor  e diversas curiosidades sobre a história e funcionamento do local e também sobre o mundo artístico.

Durante a temporada é possível conseguir ingressos para ópera e peças de teatro a partir de 7 reais. Basta chegar na bilheteria um dia antes da peça escolhida. Os domingos são reservados para as Óperas, sendo uma ótima chance para o turista que não está familiarizado com o espanhol, mas mesmo assim deseja conhecer o Teatro em funcionamento.

Palácio Salvo

palacio-salvo-montevideu

O Palacio Salvo fica situado na Plaza Independencia, bem na esquina com a Avenida 18 de Julio. Impossível não notar sua presença! O prédio de 95 metros de altura (27 andares) foi inaugurado em 1928 e, por alguns anos, foi a torre mais alta da América do Sul.

Símbolo da riqueza e esplendor vividos pelo Uruguai no início do século passado, hoje sofre com problemas estruturais e dívidas. Ainda assim, é possível conhecer um pouco do que essa magnífica construção já abrigou.

Apenas a título de curiosidade, destaco que o prédio tinha função principal de abrigar um hotel de luxo, mas também possuía restaurantes, salões para festa de gala, teatro, salão de beleza e até um andar dedicado exclusivamente para abrigar aqueles que ali prestavam serviços – o 10º andar).

Atualmente o prédio é dividido em uma parte comercial, que contém, inclusive, a sede de uma rádio local e um tradicional Clube de Bilhar, e uma parte residencial.

Por meio do guia do walking tour, descobri que existem dois tours para quem tem interesse em conhecer o prédio por dentro. O principal é realizado por um autor de um livro sobre o Palácio Salvo, todas as terças, quintas e sábados às 16h00 por 200 pesos uruguaios (20 reais). Nele são contados fatos históricos, curiosidades sobre a arquitetura do prédio, dentre outras coisas.

ingresso palacio salvo.jpg

O outro é o tour Místico, às 19h00 quartas feiras, e nele são contados detalhes sobre os mistérios que envolvem o Palácio, com direito à histórias de fantasmas (uma delas foi contada no tour regular e envolve o fato de não existir o 7º andar).

Para se juntar a um grupo, basta chegar com alguns minutos de antecedência à portaria do prédio que fica logo ao lado da cafeteria no térreo.

palacio-salvo-montevideu-2

O único ponto negativo é que o tour é realizado em espanhol, então eu apanhei um pouco pra acompanhar.. mas deu pra entender boa parte e a vista do alto do Palácio é lindíssima!

vista-do-palacio-salvo-montevideu

vista-do-palacio-salvo-montevideu-2

plaza-independecia-vista-do-palacio-salvo-montevideu

Além disso, há um apart hotel (Salvo Suítes) na parte da torre (14º andar) e o guia conseguiu nos levar para conhecer algumas suítes que estavam vazias.

Sinceramente não conhecia a história do local e, ao vê-lo em fotos, imaginava que era apenas um prédio público… Após conhecer melhor todo o prédio, acho que adoraria ficar hospedada aqui! E a boa notícia é que os preços são bem compatíveis com os hotéis da região (cerca de R$250,00 por noite e cabe até 4 pessoas!) Com certeza acrescentará charme e pessoalidade ao seu roteiro em Montevidéu.

Anúncios

4 comentários sobre “Ciudad Vieja – explorando o centro histórico a pé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s