Colônia del Sacramento, pequena e charmosa

Colônia del Sacramento é uma cidade charmosa e romântica e, apesar de ser pequena, sua viagem para o Uruguai definitivamente não será a mesma se você não passar por ela.

A primeira coisa a decidir é se vale a pena dormir na cidade ou fazer apenas um bate e volta e se é melhor ir em um tour organizado ou de forma independente (carro ou ônibus), já que a cidade fica apenas 180km de Montevidéu. Após ler muitos relatos em outros blogs, decidi sair às 9h30 de Montevidéu e encarar as 3 horas de ônibus pela empresa COT.

Os ônibus da COT saem da estação Tres Cruces, local que reúne a rodoviária, a estação central de ônibus, um mini shopping e um supermercado. Para comprar a passagem de ônibus, basta chegar cerca de 30 minutos antes do horário de saída (para garantir um assento no próximo ônibus) e se dirigir ao balcão da companhia que fica ao lado das escadas rolantes. A passagem custou 342 pesos uruguaios (agosto/2016) e tem assento marcado. Aproveitei para comprar meu café da manhã no supermercado.

guiche da COT.jpg

Chegando na cidade, segui a pé mesmo até o hostel para deixar minha mochila e, no caminho, já me encantei como charme desta cidade que foi colonizada por portugueses e tem muito em comum com as cidades históricas das minhas Minas Gerais.

centro de colônia del sacramento

Saí caminhando para o centro histórico da cidade, passando pela famosa Calle dos Suspiros e pelo Portão da Cidadela.

galeria-colonia-del-sacramento-puerta-ciudadela-credito-thinkstock-465696551
Foto retirada do site da CVC

Caminhei em direção da Praça Mayor que tem o Museu Naval e Museu Municipal, além de alguns restaurantes, sorveteria e cafeteria e sentei para almoçar ali mesmo apreciando a linda vista.

Como tinha amado a vista do Farol em Montevidéu, resolvi “repetir” o passeio em Colônia… o ingresso pode ser comprado na entrada do Farol e é bem barato, mas não me lembro exatamente o valor.

farol de colônia del sacramento 2.jpg

A vista da cidade vale cada um dos cento e poucos degraus subidos! Dá pra ver os casarões coloniais, as charmosas ruas de paralelepípedos, o Rio del Plata…

vista frontal do farol de colônia del sacramento
Desse lado é possível avistar a Plaza Mayor e a Igreja Matriz

vista lateral do farol de colônia del sacramento

Teve um casal uruguaio que chegou logo depois de mim e sentou para apreciar a vista e tomar um mate (chimarrão), no bom estilo uruguaio de simplesmente aproveitar o momento. Fiquei imaginando como deve ser lindo o pôr do sol visto ali do alto….

Segui por ruas aleatórias em direção ao Porto dos Iates, passando pelo charmoso Restaurante El Torreon.

DCIM100GOPROG0131337.

Ainda visitei uma feirinha de artesanatos (Feria Artesanal) que contém alguns trabalhos manuais produzidos da região, inclusive diversos souvenirs com excelentes preços.

Já passava das 16h30 e não tinha muita opção de locais para visitar após este horário. Segui, então, para o que seria minha última parada…. caminhei por toda a Rambla Cristóbal Colon até chegar na Plaza de Toros (4,7km!). A vista pela Rambla é muito bonita, lembrando os calçadões de cidades litorâneas.

plaza del toro

A Plaza de toro se resume à estas ruínas da foto. Era uma arena com capacidade para 10.000 espectadores que funcionou apenas de 1910 a 1912, quando o governo uruguaio proibiu touradas no país. Hoje o local está fechado por risco de desabamento.

Como chovia muito e já estava anoitecendo, optei por pegar um ônibus de linha que seguia para o centro e retornar ao hostel.

Como fui no inverno, quase todos os bares e restaurantes estavam fechados no período da noite. Para a minha decepção, nem mesmo a charmosa Cervejaria Mastra estava aberta. Com certeza voltarei em alta temporada para aproveitar melhor a cidade!

choperia mastra.jpg

Voltei para a Plaza Mayor e encontrei o restaurante Pulperia de los faroles aberto e tive uma grata surpresa! Cardápio variado, comida saborosa e, apesar de ser uma segunda feira em baixa temporada, pude apreciar uma boa música ao vivo.  O restaurante fica em um casarão colonial e tem uma decoração toda charmosa. Realmente, vale a pena ficar uma noite na cidade.

No dia seguinte, acordei cedo e peguei o primeiro ônibus de volta para Montevidéu.

Dicas gerais sobre a cidade

Outros lugares que podem ser visitados são o Museu do Azulejo, Museu Português, Museu Naval, a Plaza de Armas (que contém as ruínas da casa dos governantes portugueses e que foi destruída na época da disputa entre os portugueses e espanhóis), Basílica del Santíssimo Sacramento, Aquário Colônia del Sacramento e Centro Cultural Bastion del Carmen.

A maioria das atrações da cidade abre às 11h00 e fecha às 17h00, pelo menos no inverno, por isso fazer um simples bate e volta exige um bom planejamento e um passeio apressado pela cidade.

Desconfio até que esses horários tenham sido calculados para que o turista aproveite o clima de cidade pequena com bastante calma, apreciando cada detalhe da arquitetura e paisagem natural e, claro, fazendo refeições com bastante tranquilidade.

Sinceramente, mesmo para quem vai dormir na cidade, indico que pegue o ônibus das 7h00 saindo de Montevidéu  ou até mesmo que dedique dois dias inteiros à cidade para conseguir conhecer esses outros lugares que mencionei…

A cidade pode ser visitada a pé, de bicicleta, de carrinho de golfe (alugados bem perto da rodoviária por cerca de US$60,00 por dia) ou até mesmo de ônibus turístico. Minha recomendação é que o turista siga para o centro histórico da cidade e por lá ande livremente, sem se preocupar com local para estacionar ou com hora para devolver. Apenas para ir até a Plaza de Toro é que será necessário arrumar um meio de transporte mais eficiente do que as próprias pernas…

Há quem aproveite um passeio por Buenos Aires para fazer um bate e volta também e, nesse caso, é necessário pegar um ferry (Buquebus).

Outras dicas e  fotos super interessantes podem ser encontradas neste blog.


8 comentários sobre “Colônia del Sacramento, pequena e charmosa

Deixe um comentário